• Receba posts por e-mail

    Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

  • Siga-nos

1 ideia para as crianças comerem verdinhos Minhas filhas não comiam verdinhos, até eu conseguir promover uma relação amigável entre eles

Laís e Betina comendo verdinho no macarrão.

Ecaaaaa… verdinho! Se você é mãe mas nunca ouviu essa frase irritante, considere-se uma mulher de sorte. Até poucos meses atrás, me aborrecia durante as refeições porque minhas filhas não aceitavam qualquer tipo de verdinho no prato. Ai, que saco! Tentava de tudo: conversas, carinhas nos pratos, compras de verdinhos juntas no mercado… E nada! Até eu perceber o interesse das crianças por plantas.

Foi aí que tive a ideia de fazer com que participassem de todo o processo do verdinho, desde comprar as mudas, plantar, regar, até serem servidas na mesa. Moramos em casa, separei um espaço para uma pequena horta. Mas se você mora em apartamento, uma boa opção é plantar mudas em vasinhos e deixá-los na varanda ou janela.

Tenho um vizinho que vende mudas e fomos até a casa dele comprar algumas. Falei para as crianças que podiam escolher as que queriam plantar. Elas pegaram manjericão, salsa, coentro e alecrim. Fomos para casa e deixei que elas plantassem e regassem. Após o plantio, nos primeiros dias, iam até a horta para ver se as ervas tinham crescido e aproveitavam para regá-las.

Sempre preparei as refeições com tempero, mas as crianças nunca comiam. Reclamavam e acabavam deixando no canto do prato. Até que um dia, coloquei manjericão no molho do macarrão e disse que era o manjericão que elas tinham plantado. Comeram na hora! Quase abri um espumante pra comemorar, mas me contive e agi com naturalidade, como se fosse normal toda criança comer verdinho. Meu Deus, por que não tive essa ideia antes, pensei. Mas vale ressaltar que elas só comem os verdinhos que compraram, plantaram e regaram: manjericão, alecrim, salsa e coentro. Mas já é um começo. Preparo arroz com salsa ou coentro, carnes com alecrim, frango e molhos com manjericão.

Segundo explicações obtidas pelo site formasaudável, o manjericão é uma ótima fonte de antioxidantes, rica de nutrientes essenciais, protege contra os radicais livres, possui propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas; a salsa, no geral, ajuda no controle do colesterol no sangue e pode oferecer proteção contra feridas e cânceres mediados por radicais livres; as folhas verdes profundas do coentro, possuem boas quantidades de antioxidantes, óleos essenciais, vitaminas e fibras alimentares, o que pode ajudar a reduzir os níveis de LDL ou “colesterol ruim” no sangue; as folhas de alecrim contêm certos compostos fitoquímicos com propriedades preventivas de doenças. 

Macarrão com molho de tomate. frango e manjericão para incrementar.

Betina e Laís se deliciando com o macarrão preferido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Minha intenção é acrescentar verdinhos na alimentação das minhas filhas, aos poucos, sem assustar e sem pressionar. Quando eram bebês e não falavam, comiam de tudo. Nunca pensei que fosse passar por este tipo de estresse, mas a maternidade tem dessas coisas. Atualmente, estou na luta pelo brócolis, vegetal com riquíssimo valor nutricional. Cozinho no vapor, despedaço e misturo no arroz. Elas ainda reclamam, mas cada dia menos. O negócio é exercitar o autocontrole emocional pensando no bem que estamos fazendo aos nossos filhos.

Se você já teve alguma ideia para fazer o seu filho comer verdinho, compartilha com a gente, escreva nos comentários. Será de grande ajuda.

 

 

 

 

 

 

 

Tags , , , , , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre planetamae10

Blog de maternidade

2 respostas para 1 ideia para as crianças comerem verdinhos Minhas filhas não comiam verdinhos, até eu conseguir promover uma relação amigável entre eles

  1. Célia diz:

    Pat, amiga, adorei seu depoimento e sua ideia. Vou “tentar” aplicar aqui em casa. Super obrigada amiga.

    • planetamae10 diz:

      Que bom que gostou, amiga! Fico feliz em ajudar. Depois me conta se deu certo com os seus. Eu que agradeço o comentário. Bjs.

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.