Alimentação · Comidinhas

Aprenda a fazer um bife de fígado delícia para as crianças

Acabe com o “eeeeca… hoje é figado!”

Conheço muitas crianças e até adultos que detestam comer fígado. Dizem que não é saboroso, tem cheiro ruim, gosto forte, coisa e tal. Mas todos sabem que esse rejeitado possui riquíssimo valor nutricional.

Segundo matéria publicada no site da Revista Super Interessante, o alimento campeão em vitaminas é o fígado de boi ou de galinha. Possui 9 dos 11 tipos existentes.

Conheço bem os efeitos benéficos dessa carne. Perdi muito sangue durante o parto e tive anemia. Fiquei com a pele amarelada, tive desmaios e o pior, não consegui amamentar meus bebês (gêmeas) nos primeiros dias. Como sou alérgica a vários medicamentos e tive intolerância a sulfato ferroso, o médico receitou bife de fígado bovino na minha alimentação. No hospital, este tipo de carne não fazia parte do cardápio, ao menos que fosse indicado por meio de prescrição médica. Em três dias, me senti com energia suficiente para amamentar e cuidar das minhas bebês.

Sabendo dos efeitos, desde as primeiras comidinhas, logo dei um jeito de melhorar o sabor do fígado bovino para que minhas filhas gostassem de comê-lo. Amam até hoje!

Então, compartilho essa receitinha rápida, prática e saborosa. Experimente!

Ingredientes:

  • Fígado bovino cortado em bifes finos ou tiras;

  • Sal a gosto;

  • Limão;

  • Noz moscada;

  • Molho de tomate.

Tempere o fígado, ainda cru, com sal, limão e noz moscada ralada. A quantidade fica a critério, ao gosto do paladar. Gosto com bastante limão. Para  300 gramas de fígado espremo metade de um limão. Quando temperar, use as mãos e misture tudo na carne pra pegar bem o tempero. Depois você se vira pra tirar o cheiro das mãos. ha ha ha… Reserve num recipiente por uns 20 minutos. Às vezes não dá tempo e frito logo. Sabe como é mãe, sempre na correria. Mas fica bom também. Faça a fritura. Uso banha de porco, mas pode ser com óleo, ghee, azeite, o que preferir. Depois de frito, tire o excesso do óleo e coloque um pouco de molho de tomate. Deixe até ferver o molho e acrescente um pouquinho de água. Bem pouco, só pro molho ficar mais leve.

Bife de fígado servido com omelete

Sirva com omelete ou purê de batata, arroz… o que preferir. Se o seu filho não gostar de comida molhadinha, experimente fazer sem o molho de tomate, fica delícia também.

Boa sorte!

 

Deixe seu comentário